TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O planejamento financeiro é uma ferramenta administrativa de extrema importância, que o empreendedor utiliza não só para ficar a par da situação financeira de sua empresa, mas também para saber quais os possíveis cenários para o futuro dela. Dessa forma, ele consegue alinhar seus objetivos e metas com a realidade da empresa, para que esta cresça cada vez mais.

Esse planejamento consiste em uma série de diferentes ferramentas, geralmente montadas no Excel, que, juntas, mostrarão o andamento financeiro do empreendimento. A parte mais trabalhosa é a montagem da planilha. Depois disso, bastará o empreendedor preenchê-la, não tendo mais que se preocupar com fórmulas, formatação e todos aqueles itens que a maioria tem dificuldade de usar.

As ferramentas mais usadas são o fluxo de caixa, que mostra todas as despesas e receitas da empresa, ou seja, detalha todo o dinheiro que sai e entra, DRE (Demonstração de Resultado e Exercício), que é um relatório contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial e descreve as operações financeiras realizadas pela empresa em um determinado período, formando o seu resultado líquido: o lucro ou prejuízo resultante de suas operações, DLPA (Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados), que evidencia, em um determinado período, as alterações nos resultados acumulados da entidade e a DOAR (Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos), que consiste em uma análise das variações ocorridas na posição financeira da empresa, decorrentes dos ativos e passivos circulantes, cuja diferença representa o capital circulante líquido.

Após toda essa planilha estar pronta, aqui vão algumas dicas: analise e reconheça sua situação, preveja diferentes cenários (otimista, realista e pessimista) e trace planos de ação para sua empresa continuar progredindo/evoluindo!

Deixe um comentário